Boletim de 13 de Setembro de 2020
Conviver_2020_09_13 nº 1734

Conviver   

Boletim Nº 1734

13/ 09 / 2020

 

SOLI DEO GLÓRIA

Glorificamos a Deus e mostramos o amor ao próximo através do nosso testemunho.

“SERÃO MINHAS TESTEMUNHAS”

         Houve um incêndio. Os bombeiros vieram apressados, ligaram as mangueiras, abriram as torneiras, mas ... Em vez de água, apenas saía poeira e vapor. Isto simboliza a igreja que perdeu o evangelho puro da graça, pela fé em Cristo Jesus, e substituiu as doutrinas fundamentais do pecado e do perdão por conceitos humanos, adaptados ao espírito da época.

         Houve outro incêndio. Havia água em profusão e os bombeiros gritavam excitados: “Vamos apagar o fogo!” Mas não tinham mangueiras nem o demais aparelhamento necessário. Isto representa a igreja que, embora ainda possua a verdade pura do evangelho, não tem, contudo, um programa e estratégia para aplicá-los aos que ainda ardem nas chamas do pecado e da incredulidade.

         Houve mais um incêndio. Os bombeiros vieram perfeitamente equipados e havia rica quantidade de água. Mas, em lugar de apagarem o fogo, sentaram-se tranquilamente ao lado do edifício em chamas e consumiram o seu lanche. É uma imagem daquela igreja que possui o evangelho inalterado, que estabeleceu um bom programa e estratégia, mas que não tem amor nem compaixão daqueles que se encontram no caminho da perdição eterna.

         Para uma eficiente ação evangelística são, pois, necessários três fatores fundamentais: o evangelho puro de nosso Salvador Jesus Cristo, uma estratégia e programa adequados e “amor ou preocupação” pelas almas não convertidas.

         Com qual das três imagens acima se parece a nossa igreja ou congregação? Ainda temos o evangelho puro e inalterado de nosso Salvador Jesus? Temos esta água para apagar os incêndios do pecado? Usamo-la também sempre eficientemente com o melhor aparelhamento possível? Temos amor e preocupação pelas almas imortais que ainda trilham o caminho da perdição?

         A primeira condição é ter a água em grande abundância, isto é, possuir o evangelho da salvação em toda a sua pureza original, tal qual transmitido por Cristo e pelos apóstolos na Igreja Primitiva. Depois é preciso propagá-lo com o mais atualizado aparelhamento, por meio de programas e estratégias bem ajustados ao ambiente. Mas não é só. Os melhores programas e estratégias nada resolvem se não há muito amor e preocupação pelas almas imortais ainda não regeneradas pela fé no Salvador Jesus.

         Creio eu que todos nós temos alguma semelhança com os bombeiros da terceira imagem. Por isso temos que confessar humildemente que muito ainda nos falta em amor e compaixão pelas almas perdidas. Ainda estamos longe da atitude heroica de um apóstolo Paulo que estava pronto a sacrificar a sua própria salvação se tal sacrifício pudesse salvar seus patrícios incrédulos. Rm 9.3 “...pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo, por amor de meus irmãos”.

         No entanto, podemos crescer neste amor e compaixão com o auxílio de Deus Espírito Santo. O nosso crescimento nas atividades evangelísticas está em proporção com o nosso crescimento espiritual. “Porque a sua boca fala do que está cheio o coração”. Lc. 6.45.

        

De olho na Igreja

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” Sl 91.1,2.

Com as palavras acima, os saudamos fraternalmente com a paz de Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Que Deus continue nos abençoando com seu Espírito, e que nEle tenhamos comunhão.

Hoje é o primeiro de três cultos do mês da Missão. A Missão (DM) deu como tema para este culto: “O Senhor coopera conosco. E nós, cooperamos com Ele?” Hoje também é o Dia da Igreja Perseguida (DIP) e vamos ver os dois elementos juntos no versículo central, indicado pelo DM: “E eles foram pregar por toda a parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam”. (Marcos 16.20). O culto vai ser dirigido por pr. Raul Sietsma, com o apoio dos bairros 2 e 4.

O pregador no culto vespertino será o pastor Libório Kissmann. Os integrantes do grupo de Estudos Bíblicos “30 + ou –“, auxiliarão na liturgia. O texto para a pregação será Mt 20.1-16, sob o tema: “Quanto custa?”

 

Em nossas orações, incluiremos:

- Frederico Bösmüller. Ele está em casa, mas continua num estado de enfermidade grave.

- A Igreja Perseguida.

- O aniversário de 41 anos da Escola Evangélica (10/09). Gratidão por todas as bênçãos e pelo ensino nos tempos da pandemia.

- Nosso irmão Erick Los, filho do Rubens e da Norma, que foi diagnosticado com Covid-19. Ele está isolado em casa e fazendo tratamento. Está indo muito bem. Rogamos a Deus pela sua completa recuperação.

- O mês da Missão! Data comemorada nas IERs.

- Pelo país, pelas autoridades e pelo povo.

 

TEMPO DE GRATIDÃO

Nossa Escola Evangélica de Carambeí completou 41 anos no dia 10 de setembro!!! Louvamos a Deus por todas as famílias envolvidas nesse projeto que teve seu início no coração de Deus!!! 41 anos da família escola evangélica. "Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”. Salmos 126:2,3

 

Nascimento

Com alegria, o Conselho informa o nascimento de BEATRIZ TESCHI DYKSTRA (com 3,5 kg e 48 cm), filha de Felipe e Patrícia Dykstra que moram em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Beatriz é neta do Chanco e da Gerdiena. Parabéns aos pais, avós, tios e familiares. Deus os guarde.

 

Eleição de Oficiais.

O Conselho convida a igreja para preparar-se para as eleições de novos oficiais. Serão substituídos 3 presbíteros, a saber: Willemien de Geus, Maurício Greidanus e João Dykstra; e 2 diáconos: Mauro Kuipers e Karin Los.

Os irmãos que deixaram o conselho no ano passado, este ano não podem ser nomeados. São estes: Reinder Jacobi, Wilant van den Boogaard, Paulo Los, Roberto Verschoor e Juan van der Vinne.

O prazo para entregar as indicações é até hoje, dia 13 de setembro. A indicação poderá ser feita da seguinte forma: digital, através do WhatsApp particular do presbítero de bairro; ou você pode solicitar junto ao seu presbítero uma folha de papel e fazer por escrito. Se necessária peça ao presbítero do seu bairro para buscar sua indicação escrita no papel.

Posteriormente será divulgada como será feita a eleição.

 

Cantai! No 42

Dá-nos a tua Palavra para podermos falar.
Aos que estão afastados da verdade,
fazer a ti voltar.
Palavra pura libertadora,
que aos homens traz salvação.
Levando amparo aos que sofrem no mundo,
dando-lhes vida e perdão.
Dá-nos o teu pensamento para sabermos amar.
Ao nosso irmão afastado, isolado,
ao próximo ajudar.
O abandonado, necessitado, ao teu caminho levar.
E lhe falar que teu Filho enviaste
ao mundo inteiro salvar.

 

Marque em sua agenda

Vem aí o proximo curso lançado pelo IRET (Instituto Reformado de Educação Teológica). Convidamos toda a igreja para participar do segundo curso.  Tema: ‘A Igreja Reformada’. Este curso acontecerá em cinco encontros que será toda (quinta-feira) no mês de outubro de 2020, e você poderá participar de forma online e/ou presencial na IER Carambeí-Colônia. Em breve teremos maiores informações.

Você já pode fazer sua inscrição através do Google Forms: https://forms.gle/8iD7YABRosm228Ls9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Flores na igreja

13/09 Carina van den Boogaard

20/09 Irene Verschoor

27/09 Margaret Dijkinga

 

Contas da igreja

Banco do Brasil - ag. 3048-1 – c/c 3438-X

Banco Itaú – ag. 3764 – c/c 07943-4

Sicredi – ag. 0730 – c/c 29031-2

Frísia – c/c 25025.

CNPJ – 75.637.678/0001-89

 

Secretaria da igreja

Seguindo determinação, a secretária está trabalhando em casa. Contato pelo telefone 3231.4392 ou whatsapp 42.99803.3389. Se você quiser pagar sua contribuição para a igreja ou o cemitério (R$ 110,00 por ano), favor fazer depósito ou transferência em uma das contas acima. Muito obrigada!

 

Plantões do Conselho

13/09 Willem Boer e Alex Los

20/09 Bauke Dijkstra e Mauro Kuipers

 

Agenda

Domingo            13/09

10h                      Culto – Pr. Raul Sietsma – bairros 2 e 4

19h30                 Culto – Pr. Libório Kissmann

                            Coleta: Igreja

Domingo            20/09

10h                      Culto – Pr. Francisco Higino – bairros 5 e 6

19h30                 Culto – Pr. Libório Kissmann

                            Coleta: Missão

 

Pr. Libório Kissmann - tel - 99136.7119

Pr. Raul Sietsma - tel - 99112.5931

Pr. Francisco Higino - tel - 98416.4368

Igreja - tel - 99803.3389

Zelador - tel - 98871.6941

Site - www.ierb.org.br/carambei

E-mail - iercolonia@gmail.com


Para fazer o download do boletim, clique aqui.