Boletim de 30 de Agosto de 2020
Conviver_2020_08_30 nº 1732

Conviver   

Boletim Nº 1732

30/ 08 / 2020

 

Uma das parábolas ...

Jesus ensinou muito em parábolas. Algumas mais conhecidas do que outras, e outras mais curtas do que outras ainda. Uma das parábolas mais curtas se encontra em Lucas 13:21. É um versículo só, depois da introdução no versículo anterior, v. 20. A introdução é importante, para saber o objeto da comparação: é o Reino de Deus. Este Reino Jesus compara com fermento, que é misturado com uma grande quantidade de farinho. Com sucesso. Toda a massa ficou fermentada!

O que significa?

O Reino de Deus não é geográfico, mas é toda situação e todo momento, em que prevalece a vontade de Deus. Quando Jesus diz que é como fermento que se mistura com muita farinha, fermentando-a totalmente, Ele indica a força da vida nova em Cristo. Quem vive com Jesus, vai mostrar coisas que não mostrou antes. Pois, o fermento não é algo parado, mas fermento bom vive, penetra e muda a farinha. De uma maneira impressionante: a massa cresce muito, se torna duas ou três vezes o volume original! No fermento há força e poder!

A grande quantidade de farinha significa o mundo; a humanidade. Seguidores de Jesus não vivem num monastério, mas vivem no mundo. Entre os muitos homens. Mas, pela força e o poder da nova vida que eles têm, vão ‘contaminar’ outros. O Espírito de Deus os atinge e afeta. Todo mundo vê frutos.

Na parábola se escuta então, além de uma constatação, também uma vocação, um chamado a todos: que sejamos fermento fresco e vivo, mostrando aos homens o que Jesus Cristo faz nas nossas vidas.

”[O Reino de Deus] é como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada". Lucas 13.21

Pr. Raul

 

De olho na Igreja

Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!

A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor [Sl 84.1,2ª]

Neste tempo de isolamento e de distanciamento, sentimos muito melhor o que o autor deste Salmo sentiu: desejo pelo culto no santuário de Deus.

Saudamos a todos com estas palavras de coração do salmista. Sejam todos muito benvindos nos cultos. O Senhor permite que já celebremos os cultos com um número reduzido. Hoje, no culto matutino, celebramos pela primeira vez desde o início da pandemia o Santo Batismo.  Bernardo Vriesman e Ana Gabriela Aardoom Klimionte vão receber este sacramento. Sejam benvindos: pais e avós e parentes das crianças. Que Deus abençoe o culto, o sacramento e a todos, com a Palavra e o Espírito. Pastor Libório vai dirigir este culto matutino. Os moradores dos Bairros 07 e 08 participarão na liturgia e músicas. O texto para a pregação será Mt 16.13-20, sob o tema “A confissão de Pedro”.

No culto vespertino o pregador será o pr. Raul Sietsma.  Esse culto conta com a participação do grupo de leitura. O tema é: De onde vem a certeza da fé?

 

Em nossas orações, incluiremos:

-Agradecimento pelo pr. William da Cruz e Kika, da IER San Martin, porque podiam sair da quarentena e a igreja pode ter um culto ao vivo neste domingo;

- Agradecimento pela irmã Hennie Dijkstra, pela cirurgia dela, pela qual passou sábado, 22 de agosto, e por Zaclis Carriel Dijkstra, que também passou por uma cirurgia. Que elas possam se recuperar bem em casa.

- Frederico Bösmüller, que foi internado no início da semana passada, e vai passar por duas cirurgias, na nova semana, para tirar líquido dos pulmões;

-Agradecimento pelo nascimento de Analua (veja notícia) e pelo batismo, hoje, de Bernardo Vriesman e Ana Gabriela Aardoom Klimionte.

 

Eleição de Oficiais.

O Conselho conforme disposto no conviver anterior convida a igreja para preparar-se para as eleições de novos oficiais. Serão substituídos 3 presbíteros, a saber: Willemien de Geus, Maurício Greidanus e João Dykstra; e 2 diáconos: Mauro Kuipers e Karin Los.

Os irmãos que deixaram o conselho no ano passado, este ano não podem ser nomeados. São estes: Reinder Jacobi, Wilant Boogaart, Paulo Los, Roberto Verschoor e Juan van der Vinne.

O prazo para entregar as indicações é até domingo, dia 13 de setembro. A indicação poderá ser feita da seguinte forma: digital, através do WhatsApp particular do presbítero de bairro; ou você pode solicitar junto ao seu presbítero uma folha de papel e fazer por escrito. Se necessário peça ao presbítero do seu bairro para buscar sua indicação escrita no papel.

Posteriormente será divulgada como será feita a eleição.

 

Nascimento

Com alegria, o Conselho informa que no dia 20 de agosto nasceu ANALUA PEREIRA, filha de Matheus Thomaz e Flávia Snoeijer Pereira, que moram em Curitiba. Analua nasceu com 2.420 kg e 46 cm. Parabéns aos pais e aos avós Lia e Jan Snoeijer. Mãe e filha passam bem.

 

GlobalRize procura voluntários.

GlobalRize é uma organização que evangeliza e divulga a Palavra de Deus através dos meios de comunicação pessoais, as médias sociais como E-mail, Facebook, Instagram e WhatsApp. Ela usa um Curso Bíblico como instrumento.

Esta organização está crescendo muito, ultimamente, e ela precisa de voluntários para ser mentores dos participantes deste curso, e outros para responderem ao público nos muitos chats. Quem gostaria de se tornar mentor ou voluntário nesta organização?

Como apêndice deste Conviver (somente da edição online) se encontra mais informações sobre GlobalRize e o link para se inscrever como voluntário.  Pode ser feito através do link ‘vacatures’. Qualquer dúvida, fale com o pr. Raul.

 

Aniversariantes em Setembro

04-09-1952        Netty van Westering

08-09-1953        Joanita Aardoom

12-09-1947        Tereza de Carvalho (SM)

15-09-1932                     Tony Sijpkes

15-09-1939        Ivan Cristóforo (PG)

15-09-1942        Neuza Ramos

17-09-1940        Elizabeth Boot

19-09-1937        Emmy Jacobi

20-09-1952        Cornelio Dykstra

20-09-1952        João Dykstra

25-09-1934        Foppe Dijkstra

29-09-1955        Nel Los

30-09-1945        Rosa de Rooy

Feliz Aniversário!

 

Flores na igreja

30/08 Jaqueline Rabbers

06/09 Tineke Voorsluys

13/09 Carina van den Boogaard

20/09 Irene Verschoor

27/09 Margaret Dijkinga

 

Contas da igreja

Banco do Brasil - ag. 3048-1 – c/c 3438-X

Banco Itaú – ag. 3764 – c/c 07943-4

Sicredi – ag. 0730 – c/c 29031-2

Frísia – c/c 25025.

CNPJ – 75.637.678/0001-89

 

Secretaria da igreja

Seguindo determinação, a secretária está trabalhando em casa. Contato pelo telefone 3231.4392 ou whatsapp 42.99803.3389. Se você quiser pagar sua contribuição para a igreja ou o cemitério (R$ 110,00 por ano), favor fazer depósito ou transferência em uma das contas acima. Muito obrigada!

 

Plantões do Conselho

30/08 Janus Katsman e Karin Los

06/09 Cornelio de Rooy e Sandro van Santen

 

Agenda

Domingo            30/08

10h                      Culto – Pr. Libório Kissmann – bairros 7 e 8

19h30                 Culto – Pr. Raul Sietsma

                            Coleta: Igreja

Domingo            06/09

10h                      Culto – Pr. Francisco Higino – bairros 1 e 3

19h30                 Culto – Pr. Raul Sietsma

                            Coleta: Igreja

 

Pr. Libório Kissmann - tel  - 99136.7119

Pr. Raul Sietsma - tel - 99112.5931

Pr. Francisco Higino - tel - 98416.4368

Igreja - tel - 99803.3389

Zelador - tel  - 98871.6941

Site - www.ierb.org.br/carambei

E-mail - iercolonia@gmail.com

 

 

 

 

Agora algo sobre Português: Palavra Bíblica

Agradecemos a oportunidade de poder mostrar no vosso jornal no Brasil algo sobre o trabalho da GlobalRize. Estamos trabalhando para alcançar o mundo que fala a língua portuguesa.

 

Estratégia da GlobalRize: Como coordenador do espanhol, eu tenho, desde  2012, trabalhado com uma equipa de umas 35 pessoas. Agora estou treinando um novo grupo de coordenadores para começar a trabalhar em alemão, português, polaco, finlandês, hindi e russo. Assim, chegaremos a 25 línguas que influenciam o mundo todo. A estratégia se desdobra em três partes: alcançar milhões de pessoas pelas redes sociais, milhares pelos blogs com perguntas importantes e centenas com cursos em que há apoio mais personalizado. “Do ecrã para a igreja” é o nosso lema! Através deste trabalho, uma onda de dezenas chegará às igrejas locais de todo o mundo buscando batismo e discipulado.

Através da página holandesa, poderá dar uma olhada nesses três passos e ver como funciona a nossa estratégia.

www.facebook.com/bijbelwoord

https://www.instagram.com/bijbelwoord/

www.bijbelwoord.nl

https://bijbelwoord.learnnn.com/

 

A coordenadora, Alfa Wijnveen (alfa.wijnveen@globalrize.org) tem trabalhado com a nossa ajuda nas últimas duas semanas na versão portuguesa e vamos a pleno vapor. Os cursos estão sendo traduzidos e, muito em breve, receberemos os primeiros alunos em português. A equipa tem lugar para mais pessoas e poderá facilmente entrar em contato com quem quiser ser voluntário neste projeto. Usamos email, whatsapp, video chamada, telefonemas e podemos conversar em português. Por agora, precisamos mais urgentemente de 7 homens mentores e 7 mulheres mentoras para serem treinados. O treinamento dura em média duas semanas (nem uma hora por dia). Quando os cursos online começarem, queremos ter os mentores já prontos. É um privilégio muito grande podermos contribuir para o trabalho de evangelização a nível mundial, do conforto de nossa casa. Quer participar? Continue lendo.

 

Aqui está o link com o perfil para ser mentor e outras vagas que temos também. Para a língua portuguesa precisamos de mentores, mas também de outras pessoas para tradução de artigos do inglês para português, redes sociais (facebook, instagram, designers que saibam e gostem de trabalhar com Photoshop Elements ou Canva, pessoas que possam reagir e responder no chat e na nossa página). Você é um discípulo de Jesus, crente ativo, sabe mexer num computador e tem um pc ou portátil com internet em casa? Tem 2-4 horas por semana disponíveis? Estes perfis estão também na nossa página em holandês:

 https://www.globalrize.nl/vacatures/mentor-bijbelcursus/

e também  https://www.globalrize.nl/vacatures/facebook-liker-biblword/

 

Atenção: Assim que preencher o formulário de candidatura, diga direto que quer entrar na equipa que fala português.

É muito bom poder ter a colaboração dos pastores para enviar estes anúncios. Fantástico poder continuar trabalhando junto com as comunidades no Brasil dessa forma. Que a presença e a bênção do Senhor nosso Deus esteja com vocês todos, muito especialmente nestes tempos de instabilidade.   

Arjan Vaders

Coordenador de equipas GlobalRize

arjan.vaders@globalrize.nl

 

 


Para fazer o download do boletim, clique aqui.