Boletim de 21 de Junho de 2020
Conviver_2020_06_21 nº 1722

Conviver   

Boletim Nº 1722

21 / 06 / 2020

 

Assim caminha a humanidade

Era o segundo mês pelo deserto, e maravilhas podiam ser contadas: A espetacular travessia do Mar Vermelho; a nuvem protege do sol escaldante; a coluna de fogo aquece durante a noite gelada. Pouco? Então derrama-se diariamente o pão do céu, e as codornizes. Pontualmente, fielmente. Mais à frente, um lugar, Refidim. Ali, os israelitas, sedentos, estão irados com seu líder, Moisés, e revoltados com Deus. Geograficamente, a terra da escravidão ficara para trás. Saíram do Egito, mas o Egito deles não saíra. Então, da rocha o Senhor faz jorrar água fresca: bebam todos! Tem mais: os israelitas são repentinamente atacados pelos amalequitas, seus “primos”. Sem exército próprio, os filhos de Deus serão destruídos? Diz Êxodo 17:13-14: “E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada. Depois o Senhor disse a Moisés: Escreva isto num rolo, como memorial”. O Senhor, que providencia pão, sombra e água fresca, também é “socorro bem presente na tribulação”!

Mas foi o Senhor ou o homem Josué quem derrotou os amalequitas? No campo de batalha, Josué e os homens de Israel; no alto da colina, Arão e Hur, mantinham erguidas as mãos de Moisés sobre a peleja. Moisés baixava as mãos, os israelitas perdiam; erguidas, Josué e seus “soldados” venciam. E venceram porque Deus venceu!

E como caminha a humanidade hoje? Triste, mas verdadeira a expressão: talvez a humanidade saia dessa pandemia tão distante de Deus como quando tudo começou. A exemplo das experiências da peste negra, das duas guerras mundiais, da gripe espanhola, dos genocídios armênio e judeu, do 11 de setembro etc. Tal como a maioria dos israelitas daqueles dias: Não aprendeu nada de bom, não esqueceu nada de ruim.

Refidim permanece como um memorial eterno - Josué aprendeu a lição, falou e disse: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor!” Falou e disse e cumpriu. Afinal “o passado é um aviso, não um destino” (John Piper). “Deixando as coisas que para trás ficam”, podemos fazer diferente do mundo nesses tempos espantosos em que vivemos, porque temos promessas especiais do Deus que é fiel para as cumprir!  Sozinhos, não somos diferentes do restante da humanidade; mas sob as mãos daquele que as ergueu na cruz do calvário, somos mais do que vencedores!                                  Pr. William

 

De olho na Igreja

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. ” Sl 91.1,2.

 

Com as palavras acima, os saudamos fraternalmente com a paz de Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Que Deus continue nos abençoando com seu Espírito, e que nEle tenhamos comunhão. 

O pregador no culto matutino será o pr. Raul Sietsma. Texto bíblico Atos 16:6-10; o tema da pregação vai ser: O Guia na Turquia. Os integrantes do bairro 03 auxiliarão na liturgia e músicas.

 

O pregador no culto vespertino será o pastor Francisco Higino. Texto bíblico Efésios 2.1-10; o tema da pregação será “Ele derrubou o muro”.  Os moradores do bairro 04 auxiliarão na liturgia e músicas.

 

Orações

Em nossas orações, incluiremos...

- As pessoas infectadas pelo Covid-19.

- Os trabalhadores, empresas pedindo a bênção de Deus. Oremos pela situação na Frísia. Que Deus proteja todos que trabalham lá, e os seus.

- Nossos irmãos Emmie Jacobi, Foppe Carriel Dijkstra,  Hinke van der Vinne, Jannie Borg, Hennie Dijkstra e Joost Boot que estão em tratamento/enfermos.

- Nosso irmão Djalma, pai da Rosângela de Geus. Ele já é idoso e está fraco. Ele mora em Tibagi e a Rosângela está lá, cuidando dele.

- Pelo curso da dra. Marilda. Que seja proveitoso para a igreja.

 

IN MEMORIAM

No dia 14 de junho, bem cedo, fomos surpreendidos com a notícia do falecimento da irmã Jannetje Vriesman de Geus. Ela era uma das moradoras mais antigas do Lar Aurora. Nos últimos dias estava muito fraquinha, mas foi uma lutadora. Ela atingiu a idade de 99 anos, 2 meses e 4 dias.

Antes da pandemia, entre tantas atividades que haviam no Lar, um grupo de amigos se deslocava até lá para cantar alguns hinos. Na medida do possível, a nossa irmã Jannetje participava. Sempre que chegava a vez dela escolher um hino, cantava-se um que ela sabia de cor. E esse ela acompanhava cantando baixinho.

Nas visitas, ela gostava de relembrar, e comentava sobre o passado. Ela contava, com detalhes, alguns momentos vividos por ela e sua família. As lembranças não eram só de pessoas ou acontecimentos, mas ela também lembrava dos encontros na casa de Deus, desde a infância.

 

O texto do culto fúnebre (dia 14/06), foi o Salmo 121, com destaque no verso 8, onde lemos: “O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre. ”

Recordamos que o Salmo era um hino cantado pelo povo de Deus com o objetivo de fazê-los lembrar que Deus estava presente em sua jornada. A jornada da Jannetje foi longa, e Ela sempre pode desfrutar da presença e bênçãos de Deus. E como resposta, sempre foi extremamente agradecida.

 

Desejamos às filhas Adrie, Corie, Arina e Coby e suas respectivas famílias o consolo que Deus quer conceder por meio do Grande Consolador, o Espirito Santo. Que continuem crendo nas promessas de Deus. Sabendo que Jesus sempre estará ao seu lado com a sua Palavra e o seu Espírito. E que ELE é o nosso Salvador!

 

Culto de oração e gratidão

No dia 1º de maio pudemos orar e agradecer pelas bênçãos de Deus. Quem ainda não pôde, mas quer dar sua doação de Ação de Graças, favor depositar numa das contas abaixo. Desde já agradecemos!

 

Contas da igreja

Banco do Brasil - ag. 3048-1 – c/c 3438-X

Banco Itaú – ag. 3764 – c/c 07943-4

Sicredi – ag. 0730 – c/c 29031-2

Frísia – c/c 25025.

 

Flores na igreja

21/06         Renata Harms

28/06         Eliane Kuipers

 

Secretaria da igreja

Seguindo determinação, a secretária está trabalhando em casa. Contato pelo telefone 3231.4392 ou whatsapp 42 99803 3389. Se você quiser pagar sua contribuição para a igreja ou o cemitério (R$ 110,00 por ano), favor fazer depósito ou transferência em uma das contas acima. Muito obrigada!

 

Pr. Libório Kissmann - tel - 99136.7119

Pr. Raul Sietsma - tel - 99112.5931

Pr. Francisco Higino - tel - 98416.4368

Igreja - tel - 3231.1256 - tel - 99803.3389

Zelador - tel - 98871.6941

Site - www.ierb.org.br/carambei

E-mail - iercolonia@gmail.com


Para fazer o download do boletim, clique aqui.