Boletim de 15 de Março de 2020
Conviver_2020_03_15 nº 1708

Conviver
Boletim Nº 1708
15 / 03 / 2020

Uma quaresma inesquecível
“O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto da perfeição.” (Johann Wolfgang von Goethe, 1749-1832)
A consciência de nossas limitações nos liberta para sermos melhores; a ignorância acerca de nossos limites, intencional ou não, condena-nos à paralisia ou, então, ladeira abaixo, rumo a perdas e danos, privando-nos de um melhor horizonte na vida.
Vivemos uma quaresma inesquecível. Verão, quem o viu? O piedoso chamado à reflexão vem não só dos púlpitos com seus sermões. Em tempos de pandemia, a mídia global é quem chama nossa atenção aos cuidados mínimos para um bem viver individual e coletivo: “Talvez você não possa apertar a mão de seu próximo, mas acene com gentileza!” “Mantenha suas mãos limpas, para não se contaminar e, também, para não contaminar outros.” “Cuidado com todos, mas principalmente com os mais velhos.”
Quanta sabedoria e altruísmo! Em tempos difíceis, a consciência de que não somos autossuficientes. Precisamos uns dos outros. Não só. Não nos bastamos, individualmente ou em coletividade. Dívidas, enfermidades, dores-de-cotovelo, e mais outras coisas, servem para mostrar o que também já é verdade na bonança, na saúde e no amor: PRECISAMOS DE DEUS!
Grandes cidades com ruas vazias, bolsas de valores despencando? Disponha-se à humildade, fazendo o melhor por você, por seu próximo e para Deus! E quando tudo tiver passado, quando não for mais quaresma, e se as ruas voltarem a se encher, e as bolsas a lucrar, lembre-se: Sempre é tempo de ser humilde, de buscar a Deus! Pois que “Assim diz o Senhor: ‘Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor… Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". (Jeremias 17:5-7)
Pr. William

De olho na Igreja
“Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores.” Sl 79.13.
Com as palavras acima saudamos fraternalmente os leitores deste boletim, participantes dos cultos e aqueles que nos acompanharão pelo “culto ao vivo”. Que tenhamos momentos de comunhão com Deus e com o nosso próximo. Aos visitantes, reafirmamos que sempre são bem-vindos!
O pregador no culto matutino será o pr. Edrei Daniel Vieira. Pr. Edrei é o pastor na IER de Arapongas, PR. A igreja de Arapongas foi recebida em nosso Sínodo como projeto missionário da IER de Tibagi, e o pastor Edrei como pastor daquela igreja. Ele está entre nós para cumprir o programa “Troca de Púlpito no Dia da Missão”, estabelecido pelo DM (Departamento de Missão Sinodal). Desde já o saudamos e desejamos bênçãos sobre sua família e igreja.
O pregador no culto vespertino será o pr. Raul Sietsma. O tema da pregação será: Sofrer, e ainda se alegrar? Com base em 1 Pedro 4:12-13.

Orações
“não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações”. Ef 1.16.
Em nossas orações, incluiremos...
- Nossos irmãos em tratamento.
- Nosso irmão Frederico Bösmüller, que está doente, fazendo exames.
- as famílias que sofrem por causa da epidemia causada pelo coronavírus.

Lembranças sobre os bazares de antigamente
Bazar na minha infância – Éramos uma família com oito filhos. No dia do bazar, papai separava o valor em dinheiro que seria doado e distribuía entre os filhos para gastar no dia. Lembro da alegria de ver tanto dinheiro nas mãos (nos olhos de criança). Gastávamos em joguinhos, guloseimas, bolão para prêmio em tiro ao alvo, sjoelen, etc... dia mais que divertido na época.
Tinha um irmão espertinho que chegou em casa à noite e mostrou um tanto do dinheiro que ele tinha economizado, meu pai vendo, disse: você vai ter que devolver filho, pois isso é para o bazar!
Ah, aquelas meias ¾ e casaquinhos – às 10 horas o bazar era aberto, mas às 9 horas já estávamos com os dedos estendidos para... as meias ¾ e, não esqueça, os lindos casaquinhos para bebês. Se você não tinha filha, simplesmente colocava os meninos atrás das mesas. Quanto ânimo. Esperamos que este ano o bazar fique tão animado de novo!

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
A Associação da Escola Evangélica de Carambeí – Educação Infantil e Ensino Fundamental, no uso de suas atribuições, convoca para a Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 20 de março de 2020 (sexta-feira), em primeira convocação às 18h45min com a presença da maioria absoluta (50%+1) dos associados, em 2ª convocação às 19h15min com a presença de um terço dos associados, ou em 3ª convocação às 19h30min com qualquer número de associados nas dependências da Escola. A seguinte agenda será deliberada:
1. Abertura
2. Leitura do Edital de Convocação
3. Leitura do Relatório da Diretoria
4. Prestação de Contas sobre o exercício de 2019 (Relatório Financeiro)
5. Parecer do Conselho Fiscal
6. Apresentação Orçamento 2020
7. Eleição de membros para o Conselho de Administração
8. Eleição do Conselho Fiscal
9. Palavra Livre
10. Leitura da Ata
11. Encerramento
Carambeí, 05 de março de 2020
Associação Escola Evangélica de Carambeí

Grupo de Leitura
O grupo de leitura, que antes existia, quer se reunir de novo, regularmente, para ler e discutir juntos sobre um livro sobre a fé, a Palavra e a vida. Vai ser no Elim, nas quintas-feiras. A primeira reunião vai ser no dia 26 de março. Seja bem-vindo! pr. Raul.

Leituras Bíblicas
15/03 M Henrique Harms
15/03 N Marianne Dijkstra
22/03 M Maaike Dijkstra
29/03 M Nelly Jacobi
29/03 N Elizabeth Ramos

Crechinha
15/03 Carina, Caroline B., Janine, Karine
22/03 Daniele, Diona, Claudia, Luiza
29/03 Elizabeth D., Elizabeth G., Lorena, Mariane

Flores na igreja
15/03 Sara Angulski
22/03 Maria Dijkinga
29/03 Helena Nolte

Plantões dos presbíteros
1º (igreja) – Richard Dijkstra
2º (Lar Aurora) – Bauke Dijkstra
3º (San Martin) – Willem Boer
4º (Vila Vilela) – Cornelio de Rooy
5º (Recepção) – Antonia van der Meer

Secretaria da igreja
Nesta semana a secretaria estará aberta para atendimento ao público de segunda a quarta-feira das 13h30 às 16h30. Quinta e sexta-feira serão feitos serviços internos e a secretaria estará fechada.

Agenda
Domingo 15/03
10h Culto – Pr. Edrei Daniel Vieira
10h Escola Dominical
10h Culto em Ponta Grossa – Pr. Aldovando Ferreira
10h Est. Bíbl. em San Martin – Pr. William da Cruz
19h30 Culto – Pr. Raul Sietsma
19h30 Culto em San Martin – William Bienieck
Coleta: Missão


Segunda-feira 16/03
19h30 Reunião Conselho


Terça-feira 17/03
13h30 Catecismo
15h Girassol


Quarta-feira 18/03
20h Coral Excelsior


Quinta-feira 19/03
19h Reunião de Oração


Sexta-feira 20/03
19h30 AGO Escola Evangélica


Sábado 21/03
19h Catecismo


Domingo 22/03
10h Culto – Pr. Libório Kissmann
10h Culto em Hol. no Lar Aurora – Pr. Raul Sietsma
19h30 Culto – Pr. Francisco Higino
Coleta: Igreja

Pr. Libório Kissmann - tel - 99136.7119
Pr. Raul Sietsma - tel - 99112.5931
Pr. Francisco Higino -  tel - 98416.4368
Igreja - tel - 3231.1256 - tel - 99803.3389
Zelador -  tel - 98871.6941
Site - www.ierb.org.br/carambei Email - iercolonia@gmail.com


Para fazer o download do boletim, clique aqui.