Boletim de 03 de Novembro de 2019
Conviver_2019_11_03 nº 1691

Conviver   

Boletim Nº 1691

03 / 11 / 2019

Português

 

Filho pródigo

Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente”. Lucas 15:11, 13

Essa parábola é muito conhecida nossa. Mesmo assim podemos aprender com a experiência de um jovem e sua decisão de abandonar sua família. Mas não foi só a família que o jovem da parábola abandonou, ele também deixou de lado sua “religião”, sua fé e tudo que espiritualmente lhe foi ensinado. Talvez a narrativa de Jesus sobre o filho pródigo seja ultrapassada para as gerações de hoje. É bem verdade que o contexto do jovem da história do filho pródigo é totalmente diferente comparado aos nossos dias. Entretanto o sentimento e anseio que percebemos no jovem da parábola são os mesmos que encontramos nos jovens dos nossos dias, sentimento que se resume em uma palavra: “liberdade”, mas liberdade de quê?

Como você jovem entende o que significa ser livre? Seria poder fazer tudo que lhe der na telha? Você já parou para pensar o que tem a perder ou a ganhar com essa tal “liberdade”? Liberdade essa que você pensa que é a parte que lhe cabe nesta terra! Com certeza para muitos dos nossos jovens o degrau mais alto de sua história é a liberdade. Vamos ser sinceros, não é por isso que você jovem luta; para ser livre? Ninguém pegando no pé, ninguém dizendo o que fazer, ninguém dizendo com quem andar ou não andar, enfim ninguém para dizer: hoje é domingo, é dia de ir para a igreja! Muitos jovens cristãos não abandonam seus lares como o jovem da parábola, mas são filhos pródigos porque querem a parte que lhes cabem, “liberdade sem comprometimento”! A ideia aqui não é radicalizar ou dizer o que é certo ou errado, mas levar o jovem cristão de hoje a refletir à luz da parábola do filho pródigo sobre os perigos da luta por uma liberdade baseada em seu próprio umbigo. Essa liberdade invariavelmente leva o jovem ao voo da permissividade, mas na verdade é um mergulho no mais profundo abismo. Esse é o ponto, pois esse tipo de liberdade nos torna filhos pródigos modernos, levando-nos à ausência de submissão à palavra de Deus, perdemos a visão do outro, perdemos o parâmetro para medir o nível de responsabilidade e privilégios. Cremos que o mundo jaz aos nossos pés para atender aos nossos caprichos. É exatamente aqui que se inicia a decadência de muitos jovens cristãos.

Seria muito triste se a parábola parasse aqui! Felizmente Jesus continua contando... Ele nos revela que aquele jovem recobrou sua lucidez e pode comparar a vida na casa do pai com a atual suposta liberdade. É preciso ter coragem de reconhecer o erro e voltar humildemente para a casa do pai. Esta é a experiência de todos nós, jovens ou não. Que o alerta de Jesus ao contar a parábola do filho pródigo possa lhe sensibilizar e te reconduzir e com coragem e humildade dizer: “Pai pequei contra sua vontade, me afastei da fé, tenho Te colocado em segundo plano na minha vida”. Não sou digno de ser teu filho (servo). É certo que ouviremos como um grande coral: vamos festejar, pois este jovem estava numa falsa liberdade e tornou a ser achado pela verdadeira liberdade em Cristo. Gálatas 5:1 Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.    

Pr. Francisco Higino

 

De olho na Igreja

Queremos dar as boas-vindas a todos os amados irmãos que prestarão neste domingo, dia do Senhor, o serviço de culto em louvor e adoração a Deus por graciosamente nos abençoar com tamanha salvação em Cristo Jesus. Sejam bem-vindos também aqueles que nos acompanharão pelo culto ao vivo, a você que nos visita, sua presença muito nos alegra! O culto desta manhã será conduzido pelo pr. Libório, no mesmo horário o pr. Raul conduzirá o culto no Lar Aurora, o tema da pregação será sobre a ressurreição do filho da Sunemita (2Reis 4); o culto a noite será dirigido pelo pr. Francisco Higino, o texto para a pregação será 2ª Timóteo 3.16-17, tema: A Sagrada Escritura:.. Vamos todos aproveitar o dia do Senhor para ouvir a sua voz, permitir que Ele nos cure espiritualmente, mas também lhe rende louvor por sua misericórdia que é a causa de não sermos consumidos!

 

Nas nossas orações,

Confiantes na vitória sobre as forças da mal queremos orar por aqueles que agora sofrem ou que estão passando por dificuldades. Continue orando pelo irmão Hendrik Sijpkes que está em tratamento; as irmãs Fenny Fokkens e Wennie Dijkstra, que lutam com enfermidade;

Frida Los (95!) que ultimamente não ouve mais, se tornou surda, o que é difícil; também por Thiago de Geus, que está fraco e não se sente bem, por causa da doença séria da qual ele sofre. Por Neusa Ramos, que faz tempo espera fazer uma cirurgia, mas a burocracia está atrapalhando. Que, afinal, possa dar certo.

Lembramos-nos daqueles que passaram por uma cirurgia e agora estão se recuperando.

Vamos lembrar-nos de orar pelos nossos jovens que farão prova do Enem nos dia 03 e 10 de novembro e também prestarão exame do PSS dia 17 de novembro. Deus ilumine e capacite com toda tranquilidade aos nossos jovens!

 

Instalação de oficiais

Na assembleia da igreja realizada em 20 de outubro foram eleitos e nomeados como presbíteros de bairro: Cornelio de Rooy, Janus Katsman, Willem Boer como presbítera de missão: Antônia Leonora van der Meer e como diácono: Alex Raul Los. Se não forem apresentadas objeções fundamentadas contra um destes irmãos e irmã, eles serão instalados no culto matutino, dia 10 de novembro.

 

Venda de Bíblias para o Projeto Valores.

Será entregue no final do mês de novembro um bíblia para cada criança do 5° Ano do Projeto Valores. Nesse projeto as crianças aprendem sobre a palavra de Deus desde a creche até o 5° ano em todas as escolas Municipais de Carambeí, e as aulas e o material são dados por professores cedidos pela Comissão de Evangelização da nossa igreja, onde são alcançadas em torno de 2600 crianças.

Para isso contamos com a colaboração para a aquisição dessas bíblias, ao total são 350 crianças que receberão a bíblia, no valor de R$ 25,00 cada. Jovens a partir do 15 + da IER Colônia estão vendendo o valor da bíblia (procure-os no pátio da igreja depois do culto, ou veja se algum jovem da sua família está oferecendo). A Comissão de Evangelização fará a entrega, e os jovens farão o cartão para cada criança também. Que Deus abençoe esse trabalho.

 

Coral Conectados.

O Coral infanto-juvenil Conectados iniciou seus trabalhos em meados de julho deste ano. Os ensaios acontecem nas sextas feiras, das 18h30m às 19h15m. Ainda há vagas para novos integrantes! Bem-vindos!

 

Nota

Em virtude da possibilidade de disponibilizar o conviver no site e nos grupos de Whatsapp da comunidade o informativo impresso foi diminuído, com isso diminuímos gastos desnecessários de papel e tornamos o acesso ao conviver mais prático para aqueles que podem acessar pela internet.

 

Leituras bíblicas

03/11 M Anderson Nahorne   

03/11 N Elizabeth Ramos

10/11 M Minnie Boer            

10/11 N Antje Jacobi

15/11 MEllen Dijkinga                         

17/11 M Murilo Stanke                   

24/11 M Henrique Harms     

24/11 N Bauke Dijkstra

 

Crechinha

03/11 Ana, Renata S., Henrique, Murilo

10/11 Caroline K., Scheila, Nadja, Alessandra

15/11 Franscielly, Ana, Rosângela, Julia, Amanda

17/11 Minnie, Elizabeth G., Claudia, Heloisa

24/11 Laura,  Carina, Marianne, Luiza

 

Flores na igreja

03/11 Olivina Struiving

11/11   Helena Dijkinga 

15 e 17/11 Elizabeth Greidanus

24/11   Leticia Voorsluys

 

Plantões dos presbíteros

1º (igreja) – Maurício Greidanus

2º (estudo bíblico) – Willemiena de Geus

3º (San Martin) – João Dykstra

4º (Ponta Grossa) – Richard Dijkstra

5º (Recepção) –  Bauke Dijkstra

 

Secretaria da igreja

Nesta semana a secretaria estará aberta de segunda a quarta-feira das 13h30 as 16h30. Quinta e sexta-feira a secretaria estará fechada.      

 

Agenda

Domingo         03/11

10h                  Culto – Pr. Libório Kissmann

10h                  Culto em hol. no Lar Aurora  – Pr. Raul

10h                  Escola Dominical

10h                  Est. Bíblico em San Martin – Jacques de Best

10h                  Culto em Ponta Grossa – Pr. Aldovando

19h30              Culto – Pr. Francisco Higino

19h30              Culto em San Martin –

Coleta: Igreja

Segunda-feira 04/11

19h30              Reunião Conselho

Terça-feira      05/11

13h30              Catecismo

19h30              Reunião de Senhora Clara Luz

Quarta-feira    06/11

20h                  Coral Excelsior

Quinta-feira    07/11

19h                  Reunião de oração

20h                  Cat. Prof. de Fé

20h                  Est. Bíbl. Hol. - Elim

Sábado            09/11

19h                  Catecismos

Domingo         10/11

10h                  Culto – Pr. Raul Sietsma 

19h30              Culto – Pr. William da Cruz

                        Coleta: Igreja

 

Pr. Libório Kissmann - tel  - 99136.7119

Pr. Raul Sietsma - tel - 99112.5931

Pr. Francisco Higino - tel - 98416.4368

Igreja - tel - 3231.1256 - tel - 98871.6301

Zelador - tel - 98871.6941

Site - www.ierb.org.br/carambei Email - iercolonia@gmail.com

 


Para fazer o download do boletim, clique aqui.