Boletim de 27 de Outubro de 2019
Conviver_2019_10_27 nº 1690

Conviver   

Boletim Nº 1690

27 / 10 / 2019

Português

 

O culto de hoje à noite

Hoje à noite temos culto. Isso é especial? Não é. Cada domingo à noite temos culto. Só que o culto não vai ser aqui, mas vai ser num outro lugar: na nossa igreja irmã de Carambeí no bairro Nova Holanda. Temos o nosso culto vespertino hoje em comum por motivo especial: vai ser o culto da Reforma.

A Reforma aconteceu há mais de 500 anos. O dia que lembramos mais é o dia em que Martinho Lutero pregou as 95 teses na porta da igreja em Wittenberg (Alemanha), no dia 31 de outubro do ano 1517; apontando assim os erros na igreja católica romana, especialmente quanto às cartas de indulgência. Mas, houve muitas outras coisas a ‘reformar’ na igreja católica, que até aquele momento era a única igreja que existia. A reforma da igreja se tornou um processo que levou à fundação de vários tipos de igrejas ‘protestantes’. Igrejas Reformadas, igrejas Luteranas, igrejas Presbiterianas, e outras. São todas igrejas protestantes que não concordam com aqueles erros da igreja católica.

O convite para o culto, hoje à noite, diz: Reforma Protestante, compartilhando a Fé Reformada. Qual é a característica mais forte desta Fé Reformada? O texto no cartaz do convite, o diz: ‘O meu justo viverá por fé’.

Quer dizer: o que salva, ou seja: justifica alguém, é a fé em Cristo Jesus. Não é o bom comportamento dele, as muitas boas obras, nem dinheiro, ... Nada pode transformar alguém numa pessoa justa, senão a fé em Cristo. E, Deus faz isso ‘de graça’. Ele justifica sem pagar.

A característica mais forte da Fé Reformada, é a graça, ou, seja: a salvação gratuita da sua vida. Não há nenhuma outra condição para receber de Deus a graça e o amor de Cristo, do que somente: crer e aceitar.

A descoberta – de novo - desta riqueza da graça, comemoramos anualmente, no dia 31 de outubro. É a celebração da ‘Sola Gratia’, além dos 4 demais ‘solas’ [sola Fide, sola Scriptura, solus Christus, soli Deo Glória]. É um grande privilégio fazer isso em comunhão com os nossos irmãos da Nova Holanda. Ao mesmo tempo, este culto conjunto é um símbolo da nossa comunhão destas duas igrejas irmãs, que se baseia no amor de Cristo para com todo o povo dele, de toda língua, povo, bairro e nação.

Não perca esta oportunidade especial. Vamos celebrar juntos, às 19h30, a graça recebida de Jesus Cristo. Vamos encher a IER Nova Holanda, para glorificar o nome do nosso Salvador que pagou o único preço que Deus Pai aceitou: a vida do próprio Filho: Jesus!                     Pr. Raul

 

De olho na Igreja

Sejam todos bem-vindos na igreja e no culto. Queremos dar as boas vindas especiais aos visitantes. Que possamos ter um domingo bom e bonito, após uma semana corrida. Que possamos gozar um dia de descanso, à maior glória do nosso bom Pastor.

Hoje, no culto matutino, o pr. Libório vai dirigir o culto. O culto vespertino será um culto conjunto com a nossa igreja irmã da Nova Holanda, para comemorar especialmente a Reforma, há 502 anos. Vamos todos agradecer e glorificar o nome do nosso Salvador e Libertador!

Nas nossas orações, pensamos em

- Thiago de Geus, que está fraco e não se sente bem, por causa da doença séria da qual ele sofre. Oremos a Deus que ele passe por esta fase, e receba energia, força e uma melhora!

- O nosso irmão Hendrik Sijpkes que está em tratamento;

- As irmãs Fenny Fokkens e Wennie Dijkstra, que lutam com enfermidade;

- Frida Los (95!) que ultimamente não ouve mais, se tornou surda, o que é difícil;

- Neusa Ramos, que faz tempo espera fazer uma cirurgia, mas a burocracia está atrapalhando. Que, afinal, possa dar certo.

- Adri Meijer e os enlutados, por um falecimento agora, ou no passado, mas sentimos a falta!

- Oremos por todos os enfermos e os seus familiares, seja esposo/-a, filhos ou irmãos e outros.

- Os candidatos eleitos para o conselho. Que Deus os abençoe na preparação para assumir.

 

In memoriam: Jan Meijer

No sábado, dia 5 de outubro, Jan Meijer, marido da Adriana Cornélia de Geus Meijer, foi chamado por Deus, para entrar na sua glória. Ele estava, há alguns dias, internado no hospital da Unimed em Ponta Grossa, com problemas sérios de saúde. O bairro 4, do qual a família faz parte, ficou sabendo através do grupo no Whats. Dia 4 o filho Pedro comunicou, entre outras palavras: ‘meu pai está na UTI, sedado, entubado e respirando por aparelhos. ... De ontem para hoje o quadro clínico piorou. Nos últimos dois anos e meio o mal de Alzheimer evoluiu bastante e apesar de sabermos que o estágio final provavelmente seria bem sofrido, ele chegou subitamente.’ Jan recebeu mais um dia. Adri, e a família e amigos de perto ainda podiam visita-lo, no hospital. No sábado, Pedro escreveu: ‘como se apenas aguardasse a presença da família, meu pai partiu para o lugar que Jesus preparou para todos nós.’

Não foi fácil se despedir do querido pai, sogro, avô e bisavô, vizinho e amigo. Foi difícil para a única irmã dele, Fenny Meijer Fokkens, que estava no mesmo hospital, mas não podia visita-lo.

No culto antes do sepultamento, foi enfatizado isso. Os discípulos de Jesus tinham que despedir-se dEle, mas como foi difícil isso, para eles. Tomé, conhecido por querer ver antes de acreditar, exprimiu a dificuldade: ‘Não sabemos aonde o Senhor vai. Como saber o caminho?’ Jan e Adri souberam o caminho. Foi proclamado por pastor Francisco Schalkwijk, por ocasião do seu casamento, 56 anos atrás: ‘Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas!’ Provérbios 3:6.

Nesta fé, Jan viveu. Nascido no norte da Holanda, Sidderburen, na província de Groningen, ele estava lá, como menino, durante a segunda guerra mundial. No ano 1949 ele veio para o Brasil, e morou durante dez anos em Monte Alegre, e veio para Carambeí no ano 1959, onde Adri e ele casaram no ano 1966. Ele recebeu 86 anos de vida. Ganharam filhos, netos e bisnetos. Jan era um homem otimista e alegre. Deus console e conforte Adri, os filhos e as suas famílias, a irmã Fenny, e os amigos que sentem falta do Jan. Ele está em casa. Nós sabemos o caminho. Se seguirmos Cristo, nos reveremos lá com o Cristo: Jesus, o Salvador.

 

Agenda Conselho

Na sexta-feira, 01/11, será feita a agenda para as reuniões do Conselho em novembro.  Se você tiver algum assunto a ser discutido, passe-o para os pastores Raul, Francisco ou Libório ou aos oficiais Reinder Jacobi, Mauro Kuipers ou Karin Los.

 

Dia 09 de novembro - Das 09:30 – 15:00

Pavilhão Frisia (anexo ao Parque Histórico de Carambei)

O 12º Yard Sale 2019 está chegando e já contamos com mais de 60 “lojistas”. Você já se inscreveu?

Se alguém quiser fazer alguma doação poderá entrar em contato no 3231-1635 (Idiom House). Se necessário, poderemos buscar sua doação.

A tradicional tombola já está com presença confirmada e aceita doações para seus prêmios. Favor deixar na Idiom House ou na casa da Sra. Gerdiena.

Este ano teremos a participação da equipe Volks Garagem com a exposição de carros antigos.

E lembre-se, quer vendendo ou comprando, você estará ajudando.

 

Aniversários em Novembro

07-11-1947     Bart Janssen                          

12-11-1938     Jenny Veth

12-11-1953     Zuleide Boessenkool

17-11-1944     Albert Jan Snoeijer

20-11-1931     Kine de Jong

28-11-1951     Jacoba Bosch

Parabéns e Felicidades!

 

Leituras bíblicas

27/10 M Maaike Dijkstra 

03/11 M Anderson Nahorne   

03/11 N Elizabeth Ramos

10/11 M Minnie Boer            

10/11 N Antje Jacobi

15/11 M Ellen Dijkinga                        

17/11 M Murilo Stanke                    

24/11 M Henrique Harms     

24/11 N Bauke Dijkstra

 

Crechinha

27/10 Jessica A., Sara, Miriam, Tafny

03/11 Ana, Renata S., Henrique, Murilo

10/11 Caroline K., Scheila, Nadja, Alessandra

15/11 Franscielly, Ana, Rosângela, Julia, Amanda

17/11 Minnie, Elizabeth G., Claudia, Heloisa

24/11 Laura,  Carina, Marianne, Luiza

 

Flores na igreja

27/10 Hilly Greidanus                      

03/11 Olivina Struiving

11/11   Helena Dijkinga 

15 e 17/11 Elizabeth Greidanus

24/11   Leticia Voorsluys

 

Plantões dos presbíteros

1º (igreja) – Willemiena de Geus

2º (estudo bíblico) – João Dykstra

3º (San Martin) – Richard Dijkstra

4º (Ponta Grossa) – Bauke Dijkstra

5º (Recepção) –  Wilant van den Boogaard

 

Secretaria da igreja

Nesta semana a secretaria estará aberta segunda e terça-feira das 13h30 as 16h30 e quarta-feira das 13h às 14h45 para atendimento. Quinta e sexta-feira a secretaria estará fechada.            

 

Agenda

Domingo         27/10

10h                  Culto – Pr. Libório Kissmann

10h                  Escola Dominical

10h                  Est. Bíblico em San Martin – Pr. William 

10h                  Culto em Ponta Grossa – Pr. Aldovando

19h30              Culto da Reforma na IER Nova Holanda

19h30              Culto em San Martin – Pr. William

                        Coleta: Igreja

Terça-feira      29/10

13h30              Catecismo

Quarta-feira    30/10

15h                  Reunião conjunta de senhoras Dorcas e Ora et Labora – no Lar Aurora

20h                  Coral Excelsior

Quinta-feira    31/10

15h                  Jong van Hart

19h                  Encontro de oração

20h                  Cat. Prof. de Fé

Sábado            02/11

19h                  Catecismo

Domingo         03/11

10h                  Culto – Pr. Libório Kissmann

10h                  Culto em hol. no Lar Aurora – Pr. Raul

19h30              Culto – Pr. Francisco Higino 

                        Coleta: Igreja

 

Pr. Libório Kissmann - tel  - 99136.7119

Pr. Raul Sietsma - tel - 99112.5931

Pr. Francisco Higino - tel - 98416.4368

Igreja - tel - 3231.1256 - tel - 98871.6301

Zelador - tel - 98871.6941

Site - www.ierb.org.br/carambei Email - iercolonia@gmail.com