Boletim de 06 de Outubro de 2019
Conviver_2019_10_06 nº 1687

Conviver   

Boletim Nº 1687

06 / 10 / 2019

Português

 

O desafio do estudo bíblico

O estudo bíblico quase automaticamente faz parte da vida da igreja. Não é uma dúvida que este estudo é importante, e requer uma parte do nosso tempo e da nossa atenção. Desde os tempos antigos, da época de Moisés, e em seguida dos sacerdotes, profetas e reis, ouvimos falar da importância para escutar e ler a Palavra de Deus, e para estudar e meditar nela. Naqueles tempos ainda não tinha a Bíblia completa. Estudar a Palavra significava em princípio: escutar e meditar na lei de Deus, que Ele tinha dado a Moisés.

Mais tarde, na época dos reis, em Israel, houve mais literatura bíblica disponível: profecias, poesia, crônicas dos acontecimentos na vida dos reis, história e literatura de sabedoria. Autores escreveram e sábios estudaram e começaram a comentar o que estava escrito. Assim nasceram, além da Bíblia, muitos comentários sobre os livros da Bíblia. Comentários dos judeus, dos ‘pais da igreja’, e dos muitos sábios durante os séculos. Hoje temos um montão de material escrito sobre a Bíblia, conteúdo, história, doutrina, e mais. Isso não precisa nos confundir, apesar de ser muito. Mostra a nossa riqueza, não somente no fato de ser salvos por Cristo Jesus, mas também por ter suficiente material para poder estudar. Bíblias, livros, diários, uma livraria na cidade, e internet com sites cristãos.

Só existe um problema. Alguns reformadores destacaram que todos sofremos deste problema. É o problema da nossa preguiça. Somos preguiçosos para pegar a Palavra para estudar mesmo. Pois há tanta coisa para fazer, ou para pensar, e coisas que não podemos esquecer. Do outro lado é tão importante estudar na Palavra. Como vou responder aos desafios desta vida, se não sei nem imaginar o que Deus acha deles? É muito mais fácil dizer o que eu acho disso ou aquilo, do que o que Deus acha da mesma coisa.

Por isso é bom garantir o seu tempo para ler e estudar a Palavra. Talvez de manhã cedo, ou bem tarde à noite. Talvez em casa, ou talvez num outro lugar apto. E pelo mesmo motivo é bom estudar juntos na Palavra. Num grupo de Estudo Bíblico, ou num grupo de colegas. O importante é que o façamos. 

Se oramos, ou cantamos com sinceridade: “Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação.” – Salmo 119:35 – devemos da nossa parte também nos organizar para não perder, mas sempre ter o nosso momento de Estudo Bíblico.                                                Pr. Raul

 

De olho na Igreja

Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. 1 Coríntios 11:28.

Bom dia irmãos em Cristo Jesus! Rogamos que Deus nos abençoe ricamente nos cultos deste primeiro domingo do mês de outubro. Queremos dar as boas-vindas a todos os irmãos e em especial aos visitantes em nosso meio e esperamos que se sintam bem entre nós, também queremos desejar que Deus abençoe e edifique aqueles que por motivo de enfermidade ou de força maior não poderão estar conosco nos cultos, mas acompanharão pelo “culto ao vivo”.  Neste domingo estaremos celebrando, se Deus quiser, a Ceia do Senhor no culto matutino e vespertino e em ambos os cultos o pregador e ministração da Santa Ceia será de responsabilidade do pastor Raul. Salientamos que no mesmo horário do culto matutino haverá culto no Lar Aurora e o pastor Libório será o pregador e ministrará a Santa Ceia.  Deus nos ilumine e que Sua palavra seja instrumento para aprendermos a Palavra divina. Bons cultos a todos!

 

 

Nas nossas orações

Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai” Lucas 6, 36

Vamos orar sempre e por todos demonstrando assim misericórdia, especialmente por todos os que sofrem, colocando diante do altar da graça os enfermos. Vamos lembrar em nossas orações de Albert Kuipers que se recupera de uma cirurgia para implantação de prótese no joelho; Fenny Fokkens internada para tratamento de saúde; Jan Meijer internado para tratar de uma pneumonia; Hendrik Sijpkes em tratamento com radio e quimioterapia. Também não podemos nos esquecer dos enlutados; pelos que moram sozinhos; pelas famílias da igreja e seus relacionamentos; pelas eleições de novos oficias que acontecerá dia 20 de outubro; vamos orar pela nossa nação e suas autoridades constituídas.

A nossa união em oração de agradecimento, de intercessão, de pedido de ajuda tem um poder muito grande sobre as pessoas e sobre nós mesmos. Se estivermos mais unidos em oração vamos estar mais unidos para qualquer outra coisa.

 

Batismo

No dia 13 de outubro, no culto matutino, acontecerá o batismo de PEDRO LUIS DYKSTRA, filho de Patrick e Daniele Dykstra. Que Deus abençoe a família.

 

Eleição de Oficiais

No dia 20 de outubro p.v. logo após o culto matutino, haverá uma assembleia na igreja para elegermos  os  novos oficiais, a saber, três presbíteros(a) de bairro, um(a) presbítero(a) de Missão e 1 diácono. Os candidatos são:

 - Para Presbíteros(a) de Bairro: Cornelio de Rooy, Jacob Leonardo Voorsluys, Janus Katsman, Klazina Helena Aardoom Slob, Leonardo Renato Los e  Willem Boer

- Para presbítero(a) de Missão: Antônia Leonora van der Meer e Egbert Jan van Westering.

- Para diácono: Alex Raul Los e Robbert Dykstra.

Se não houverem objeções fundamentadas, os nomes informados serão apresentados na eleição na data acima proposta. Que Deus dirija e abençoe a eleição, para o bem da igreja e para a honra do seu nome.

 

Participe do Dia das Senhoras em holandês

Será no dia 16 de outubro em Castrolanda. O tema é “Gods verborgen omgang vinden”. Os programas estão a venda na Livraria Ler a R$ 50,00 até o dia 09/10, depois custarão R$ 60,00. Estamos contratando um ônibus, se você for com ele, por favor avise na hora de comprar o programa, pois precisamos saber disto até o dia 14/10, o valor do ônibus deve ser pago separadamente na hora da viagem.

 

Convite

Pelo presente convidamos cordialmente todos os irmãos e irmãs desta igreja para a seguinte palestra:

Tema: Conselho e Igreja na Tradição Reformada

Palestrante: Pr. João G. G. Los

Data: 15 de outubro de 2019 Horário: 19h30min

Local: dependências da IER Carambeí – Colônia

 

Siga adiante, Deus é seu refugio!!!

Jovem! Você Não está sozinho, fale com o pastor de jovens. Francisco Higino – 98416-4368.

 

Leituras bíblicas

06/10 M Henrique Harms      

06/10 N Joemar Schelesky

13/10 M Marianne Dijkstra 

13/10 N Netty van Westering

20/10 M Nelly Jacobi         

20/10 N Roselin de Best

27/10 M Maaike Dijkstra

 

Crechinha

06/10 Camila, Beatriz, Marianne, Claudia

13/10 Diona, Elizabeth D., Fabiane, Julia

20/10 Elizabeth R., Renata B., Janine, Karine

27/10 Jessica A., Sara, Miriam, Tafny

 

Flores na igreja

06/10 Patricia Heerenveen    

13/10 Els Bosmuller

20/10 Adelaide Voorsluys    

27/10 Hilly Greidanus

 

Plantões dos presbíteros

1º (igreja) – Bauke Dijkstra

2º (estudo bíblico) – Wilant van den Boogaard

3º (San Martin) – Roberto Verschoor

4º (Ponta Grossa) – Paulo Los

5º (Recepção) –  Reinder Jacobi

 

Secretaria da igreja

 A secretaria está aberta de segunda a quarta-feira das 13h30 as 16h30 para atendimento. Quinta e sexta-feira são feitos serviços internos e a secretaria está fechada.

 

Agenda

Domingo         06/10

10h                  Culto com Santa Ceia  – Pr. Raul Sietsma

10h                  Culto em port.  com Santa Ceia no Lar Aurora  – Pr. Libório Kissmann

10h                  Escola Dominical

10h                  Est. Bíblico em San Martin – Pr. William

10h                  Culto em Ponta Grossa – Pr. Aldovando

19h30              Culto com Santa Ceia – Pr. Raul Sietsma

19h30              Culto em San Martin – Pr. William

Coleta Santa Ceia: Esco-lar

Coleta: Igreja

Terça-feira      08/10

13h30              Catecismo

19h30              Reunião de Senhora Clara Luz

19h30              Reunião de Senhora Ora et Labora

Quarta-feira    09/10

15h                  Reunião de senhoras Dorcas

19h30              Est. Bíbl. 28+

20h                  Coral Excelsior

Quinta-feira    10/10

19h                  Reunião de oração

20h                  Cat. Prof. de Fé

Sábado            12/10

19h                  Catecismos

Domingo         13/10

10h                  Culto – Pr. Libório Kissmann

10h                  Culto em Hol. no Lar Aurora – Pr. Raul Sietsma

19h30              Culto – Pr.

                        Coleta: Igreja

 

 

Pr. Libório Kissmann - tel  - 99136.7119

Pr. Raul Sietsma - tel - 99112.5931

Pr. Francisco Higino - tel - 98416.4368

Igreja - tel - 3231.1256 - tel - 98871.6301

Zelador - tel  - 98871.6941

Site - www.ierb.org.br/carambei Email - iercolonia@gmail.com


Para fazer o download do boletim, clique aqui.