Boletim de 17 de Junho de 2018
Conviver_2018_06_17 nº 1621

Conviver    

Boletim Nº 1627

17 / 06 / 2018

Português

 

Um olhar para si mesmo

“Senhor, tu me sondas e me conheces”.  (Salmo 139:1)

Há pessoas que, só em nos ver, sabem como nós estamos; em meu caso, essas pessoas são minha esposa e minha mãe. Não adianta, elas têm olhar de raio x, enxergam além das aparências. Mas acima delas e, bem mais que elas e que eu mesmo, o Senhor enxerga e conhece meu íntimo.

Quanto maior a consciência de si mesmo, melhor é a saúde psíquica, o estado da alma. Quando a consciência de si mesmo é pouca ou nenhuma, a alma está profundamente enferma. Os loucos da mente não se percebem a si mesmos; acham-se outros: Um certo rapazote se acha Luís XV, uma outra guria vê-se Maria Antonieta. Com o perdão do trocadilho, ambos perderam a cabeça, o tino, o rumo, a direção, a percepção de si mesmos. Tanto os reis franceses, como os indivíduos que não se percebem.

Perceber-se si mesmo é uma necessidade, não apenas algo desejável; até o filósofo já proclama: “Conhece-te a ti mesmo!”. E o clamor popular faz coro: “Você não se enxerga?!?”.

Olhar-se pra si mesmo, conhecer-se a si mesmo – um bom conselho, bom de dizer aos outros, difícil de tomar para si mesmo. Afinal, é muito mais fácil enxergar o nariz do outro, do que contemplar o próprio nariz. Tente, será incômodo, improdutivo e, por fim, cômico, seus olhos cruzados!

A despeito da dificuldade própria, grandes bênçãos advêm do exercício de olhar-se para si mesmo, não com o viés do egoísmo, mas com o propósito de perceber-se para transformar-se. Diante da participação na Ceia do Senhor, o imperativo: “Examine-se o homem a si mesmo” (1 Coríntios 11:28).

Porém, a mesma palavra de Deus que nos recomenda o auto-exame, instrui-nos a fazê-lo da maneira correta. “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmo 119:105). E mais: “Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.” (Salmo 36:9). Se quiser mais comprovações, tem mais; por ora, fiquemos com estas duas passagens. A maneira correta de nos conhecermos a nós mesmos é a partir da visão que Deus tem de nós, e não apenas começando de nossa própria percepção. A partir da comunhão com Deus, em oração sincera, aberta, a sós com o Senhor. É o lugar e a hora de “derramar a alma” diante do Pai celeste. Por quê? Será que o Deus onisciente precisa que eu lhe conte como estou? Ele não sabe? Pense, pense mais. Ele sabe, sim, Ele sabe. Mas eu não sei! Melhor, Ele vê perfeitamente, mas eu não vejo bem, eu só sinto. Quando, porém, busco ao Senhor, a sós, na intimidade da comunhão com o Pai, então eu passo a enxergar o que eu apenas sentia. Místico? Não. É o exercício da filiação divina. É a cumprimento da palavra: “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmo 25:14).

Este exercício de conhecer-se a si mesmo a partir do conhecimento de Deus é uma maravilhosa bênção de desenvolver-se como pessoa, é o exercício da santificação! Mediante o qual nós nos desenvolvemos como pessoas de verdade.

Finalmente, o servo de Deus proclama com esperança: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139:23-24).

 

De olho na igreja

Saudamos aos participantes dos cultos deste domingo. Esperamos que sejam momentos de comunhão e sirvam para aprimorar o nosso convívio com o próximo, e juntos, louvemos a Deus com gratidão e com alegria. Os visitantes serão muito bem vindos!

O pregador no culto matutino será a pastora Marilda Oliveira. O Grupo Sonata participará com o Louvor. Aproveitamos o momento para agradecer ao grupo por todos os momentos que participou dos cultos e de outros eventos, embelezando o louvor. Muito obrigado!! Também agradecemos a Deus por ter abençoados ao grupo na comemoração de mais um aniversário, chegando agora a 30 anos de atividade. Parabéns!!!

O culto vespertino na igreja, será em holandês e o pregador, o pr. Raul Sietsma. O texto da mensagem será a carta de Cristo à Igreja: Apocalipse 3. 7-22. Simultaneamente, haverá estudo Bíblico em português, no Elim, dirigido pelo pastor Libório. O tema será: “O Culto e as Artes”.

Em nossas orações tanto na igreja como em casa incluiremos:

- A irmã Nícia Los, recuperando-se de uma queda, quando fraturou duas costelas.

- Jacques de Best, recuperando-se de cirurgia.

- Os idosos, os enfermos em tratamento.

- A família Struiving, pelo falecimento de Emil Struiving, ocorrido dia 11/06. 

- Os que sofrem com o frio do inverno.

 

Leituras bíblicas

17/06 M Marianne Dijkstra

17/06 N Netty van Westering

24/06 M Joemar Schelesky

 

Crechinha

17/06 Laura, Paula, Sabrine, Wendy

24/06 Nathalia, Rosângela, Julia, Nadja

 

Flores na igreja

17/06   Hinke van der Vinne

24/06   Carla Sleutjes

 

Plantões do conselho

1º (igreja) – Geraldo Slob

2º (estudo bíblico) – Paulo Los

3º (San Martin) – Reinder Jacobi

4º (Ponta Grossa) – Maurício Greidanus

5º (Recepção) – Willemiena de Geus

 

Secretaria da igreja

Nesta semana aberta de segunda a quarta-feira das 13h30 às 16h30. Quinta e sexta-feira fechada.

 

Agenda

Domingo         17/06

10h                  Culto em Port. – Prª Marilda de Oliveira

10h                  Escola Dominical

10h                  Culto em Ponta Grossa

10h                  Estudo Bíblico em San Martin – Pr. William da Cruz 

19h30              Culto em Hol. – Pr. Raul Sietsma

19h30              Est. Bíbl. Port. – Pr. Libório Kissmann

19h30              Culto em San Martin – Pr. William da Cruz 

                        Coleta: Seminário Concórdia

Segunda-feira 18/06

19h30              Reunião Conselho

Terça-feira      19/06

13h30              Catecismos 7°, 8° e 9° anos

19h30              Reunião de senhoras Clara Luz

19h30              Reunião de senhoras Ora et Labora

Quarta-feira    20/06

20h                  Coral Excelsior

Quinta-feira    21/06

19h                  Encontro de oração

Sábado            23/06

19h                  Catecismos 15+ e 17+

20h                  Catecismo Profissão de Fé

Domingo         24/06

10h                  Culto em Port. – Pr. Raul Sietsma

19h30              Culto em Port. – Pr. Libório Kissmann

Coleta: Igreja

 

Pr. Libório Kissmann - tel - 3231.5699, 3231.1302,

Vivo 99136.7119 e Tim 99990.9909

Pr. Raul Sietsma - tel- 3231.4302

Igreja - tel - 3231.1256

Zelador - tel - 3231.5253, 99982.2844

Site - www.ierb.org.br/carambei

Email - iercolonia@gmail.com


Para fazer o download do boletim, clique aqui.