Boletim de 22 de Outubro de 2017
Conviver_2017_10_22 nº 1589

Conviver    

Boletim Nº 1589

22 / 10 / 2017 

Português

 

A Reforma em nossos dias

Séculos depois, a Reforma Protestante permanece como um evento de imensa relevância na história da humanidade, não limitado apenas ao universo religioso.  Recordar e celebrar os quinhentos anos da Reforma é, assim, um ato de justiça e gratidão a Deus.

Todavia, não apenas ao passado devemos voltar os nossos olhos; a nós se impõe a urgente tarefa de avaliarmos nossa caminhada presente como Igreja de Jesus Cristo neste início do século 21. Também nós devemos buscar a obediência à vontade de Deus para a Sua igreja.

Vejamos um antecedente histórico da Reforma Protestante, conforme registrado em 2 Reis 22; essa passagem registra a descoberta do Livro da Lei, durante a reforma do Templo de Jerusalém. Esse exemplar do Pentateuco, enterrado durante anos, foi restaurado e lido perante o rei Josias, provocando nele profunda comoção. Desse evento nasceu uma abençoada reforma religiosa em Judá. Não somente o edifício foi reformado, mas os relacionamentos com Deus e com Sua Palavra também o foram.

Décadas depois, já no Exílio, o profeta Habacuque reconheceu que a reforma do passado deveria ocorrer sempre que necessário, e assim clamou: “Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos...” (Hc 3:2b).

Neste mesmo espírito, um século depois da reforma do século 16, o pastor holandês Gijsbert Voet (1589-1676) cunhou a seguinte expressão, durante o Sínodo de Dordt: “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda est”, ou seja, “A igreja reformada está sempre se reformando”.

A reforma, portanto, é mais que um evento; deve ser uma prática recorrente e necessária, pois se aplica a nós, homens imperfeitos e pecadores. Deve começar no coração de cada crente, a partir da vida do homem imperfeito confrontada com a Palavra do Deus Santíssimo.

Foi assim nos dias de Josias, o rei; e também nos dias de Martin Luther, o monge. Seja assim em nossos dias, a partir de um corajoso exame das Escrituras e de nossas práticas particulares, sociais e como Igreja de Jesus Cristo.                                   WNC

 

De olho na Igreja

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.” Sl 46:1-3

A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

A pregadora no culto matutino é a pastora Bianca Bartsch, da IECLB. O horário será 9h30m, no Pavilhão da Frísia.

O culto vespertino na igreja será em holandês e o pregador será o pr. Roberto Verburg. No mesmo horário haverá Estudo Bíblico em português no Elim.

Em nossas orações tanto na igreja como em casa queremos lembrar os seguintes irmãos e irmãs em tratamento: Marcos de Geus, Ângela Betenheuser, Rosina Biersteker, Tonica van der Meer.

 

Vinda Pr. Roel Sietsma

O Pr. Roel Sietsma aceitou o chamado da nossa igreja para trabalhar como pastor em nosso meio. Ele e sua esposa pretendem chegar, DV, no dia 29 de novembro. Estamos felizes com sua vinda e lhes desejamos uma abençoada despedida na Holanda e viagem ao Brasil.

 

Aniversário

Amigos! Estamos alegres pela passagem de mais um aniversário. A Ingrid dia 12 e eu (Libório) dia 17. Gostaríamos de comemorar esta data com você neste domingo (22/10). Estaremos no Elim, das 16h até às 19h. Venha tomar um café conosco!

 

Natal no Parque

Nesta terça-feira, 24 de outubro às 20h, na IER Colônia, iniciam-se os ensaios para cantar no Natal no Parque deste ano. Estes ensaios serão a cada 15 dias. Convidamos todos que tem vontade de participar para virem a estes ensaios.

 

Dança Sênior

Nesta terça-feira, 24/10, às 15h no Elim, haverá o encontro de dança sênior. Participem!

 

Conta bancária no Sicredi

Atendendo ao pedido de vários membros, a Igreja abriu uma conta corrente no Sicredi. Trata-se da conta n° 29031-2 agência 0730. Assim sendo, quem quiser já pode depositar sua contribuição mensal nesta conta.

 

Campanha de Bíblias

Todos os anos os alunos dos 5°s anos das escolas municipais de Carambeí, ganham no final do ano uma bíblia de lembrança das aulas de Valores, e para isso pedimos a colaboração dos jovens do catecismo de profissão de fé que estão oferecendo envelopes com um cartão. Esse envelope pode ser devolvido ao jovem que ofereceu, colocado na oferta, ou deixado na Livraria LER, com uma mensagem escrita para a criança e o valor de R$ 35,00. Não precisa lacrar o envelope.

 

Bolsas da AERIC para o Instituto Cristão

A AERIC estabeleceu um acordo com o Instituto Cristão, onde as IERB poderão indicar bolsistas. A quantidade de bolsas é limitada e será avaliada a real necessidade de uma bolsa, mesmo assim queremos como Conselho encorajar aqueles que precisam. Logo, solicitamos aos interessados, que entrem em contato com Pleun Voorsluys ou Roselin de Best.

           

Leituras bíblicas

22/10 N Netty van Westering   

29/10 N Paula Zijlstra

 

Crechinha

22/10 Beatriz, Sara, Miriam, Sabrine

29/10 Rogeria, Minnie, Elisa, Rafaela

 

Flores na igreja

29/10  Henriete Osternack

 

Plantões do conselho

1º (igreja) –  Paulo Los

2º (estudo bíblico) – Reinder Jacobi

3º (San Martin) – Margaret Dijkinga

4º (Ponta Grossa) – Ediméia Buist

5º (Recepção) – Wilant van den Boogaard

 

Secretaria da igreja

Aberta de segunda a quarta-feira das 13h30 às 16h30.

 

 

 

Agenda

Domingo         22/10

10h                  Culto em Port. – Parque Histórico

10h                  Escola Dominical

10h                  Culto em Ponta Grossa – Pr. Marco Aurélio Pereira

10h                  Estudo Bíblico em San Martin - Pr. William da Cruz

19h30              Culto em Hol. – Pr. Roberto Verburg

19h30              Est. Bíbl. Em Port. – Pr. Libório Kissmann

19h30              Culto em San Martin – Pr. William da Cruz  

                        Coleta: Igreja

Terça-feira      24/10

13h30              Catecismo

15h                  Dança Sênior

20h                  Ensaio Natal no Parque

Quarta-feira    25/10

20h                  Coral Excelsior

Quinta-feira    26/10

15h                  Jong van Hart

19h                  Encontro de oração

20h                  Est. Bíblico Port. - Elim

Sábado            28/10

08h                  Sínodo em Castrolanda

19h                  Catecismo

20h                  Cat. Profissão de Fé

Domingo         29/10

10h                  Culto em Port. – Pr. Libório Kissman

19h30              Culto em Port. – Pr.

Coleta: Igreja

 

 

Pr. Libório Kissmann - tel 3231.5699, 3231.1302,

Vivo 99136.7119 e Tim 99990.9909

Igreja - tel 3231.1256

Zelador - tel 3231.5253, 98408.8182

Site - www.ierb.org.br/carambei

Email - iercolonia@gmail.com


Para fazer o download do boletim, clique aqui.