Boletim de 27 de Agosto de 2017
Conviver_2017_08_27 nº 1581

Conviver    

Boletim Nº 1581

27 / 08 / 2017 

Português

 

Igreja ou Templo, o que somos?

Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando. (Hebreus 10:24–25)

Igreja ou Templo, o que somos? O que as Escrituras nos falam é que somos templos do Senhor. A igreja não é o templo, mas sim o ajuntamento de pessoas, ou seja, a reunião dos templos vivos de Deus.

No Novo Testamento, a palavra “igreja” é a tradução da palavra grega ekklesia, que nunca se refere a um lugar de adoração, mas sim a uma reunião de pessoas. Na maioria esmagadora dos casos, ekklesia indica uma associação local de crentes. No mundo grego, a palavra ekklesia normalmente se refere a uma reunião. O termo também era usado tecnicamente para referir-se às assembleias, regularmente agendadas, dos cidadãos de uma cidade grega”.

Uma pessoa sozinha não é uma igreja! Jesus é o cabeça da igreja e disse que estaria onde dois ou mais estivessem reunidos. Se alguém está sozinho e Jesus está nessa pessoa (isso é uma verdade bíblica), isso faz dela um templo, morada de Deus. Quando essa pessoa se une a outros pares, então Ele estará no meio delas e elas serão uma igreja.

Jesus não está dissociado de Sua igreja. Mas se afirmamos “eu sou a igreja“, assumimos nossa separação e independência de Deus, e praticamos a intolerância, porque julgamos que “estamos acima da média”, que somos melhores que os outros, mesmo inconscientemente. Muitas vezes essa é uma forma de dizermos “não tenho nada com os erros cometidos dentro da igreja, eu estou fora dessa encrenca”. Mas todos nós pecamos. Pecados podem diferenciar-se uns dos outros em sua forma e execução, mas continuam sendo pecado, e nisso nos tornamos todos parecidos: pecadores perdoados por Cristo.

Os homens muitas vezes acabam tornando a igreja de Cristo um lugar distante do idealizado por muitos de nós. Mas Jesus já havia declarado que haveria escândalos. Apesar de tudo que vemos e ouvimos por aí, devemos crer que tudo está tudo sob o controle de Deus!

Alguns dos propósitos de nos reunirmos como igreja estão listados no versículo chave desse post: 1) incentivar uns aos outros ao amor; 2) incentivar uns aos outros à prática das boas obras; 3) encorajarmo-nos uns aos outros. E isso não será possível se não estivermos inseridos na comunidade. Afinal o amor não busca o próprio interesse. Se amamos a Cristo, busquemos os interesses dEle, assumamos a nossa responsabilidade de, como igreja, cumprir o nosso papel de incentivar e encorajar, mantendo-nos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor.                        MAMP

 

De olho na Igreja

“Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus”. 2 Timóteo 2:1

Com estas Palavras, saudamos aos leitores deste informativo e a todos que participam dos cultos neste domingo.

O pregador no culto matutino é o pr. Libório. O texto para a pregação é 2 Tm 2.1-13.O culto vespertino será em conjunto com os irmãos da IER Nova Holanda.

Desejamos a todos, cultos ricamente abençoados por Deus.

Em nossas orações tanto na igreja como em casa queremos lembrar os seguintes assuntos e pessoas:

- Marcos de Geus, Ângela Betenhauser, Bart Janssen e Rosina Biersteker, em tratamento.

- Franke Dijkstra agradece pelo bom andamento da cirurgia e resultados dos exames. Em recuperação.

- Indicação de oficiais para o conselho.

 

Nascimento

No dia 22 de agosto nasceu HEITOR DE BEST APLEWICZ, filho de Rosemary de Best e Carlos Aplewicz. Junto com os pais agradecemos a Deus por este presente recebido de Suas mãos.

 

Transferências

O Conselho informa que recebeu a transferência de NATHALY VAN DER GOOT LOS. Ela vem transferida da IER de Arapoti. Saudamos a nossa irmã desejando bênçãos em seu convívio entre nós.

A irmã Katheryn Assis da Luz Tochinski transferiu-se para a 1ª Igreja Presbiteriana de Ponta Grossa. Desejamos a ela as bênçãos de Deus nesta Igreja.

 

Resposta ao chamado

O conselho desta igreja informa que o pr. Roelof Sietsma aceitou o chamado para trabalhar em nossa igreja. Nossa expectativa é que o pr. Roel e esposa Madeline estejam entre nós antes do final do ano.

Em primeiro, agradecemos a Deus pela orientação na escolha e pedimos Sua bênção sobre o casal Sietsma, seus familiares, os irmãos da igreja de Zaltbommel e os preparativos para a viagem.

Queremos também agradecer aos membros das Comissões de Chamado. Tanto da Comissão de chamado para mais um pastor na IER Carambeí, como à Comissão de chamado para pastor na IER San Martin. Obrigado pela dedicação do seu tempo e dons para a edificação do Reino de Deus.

 

Coleta para o Lar Aurora

O Conselho lembra aos irmãos, que as coletas nos cultos do último domingo (20/08), foram destinadas ao Lar Aurora. Se você não esteve no culto, ou não estava preparado para tal, informamos que ainda há tempo para isso. Você poderá ofertar nos próximos domingos, basta colocá-la em um envelope identificando que será destinada ao Lar Aurora. Em nome da diretoria do Lar, nós agradecemos.

 

Agenda Conselho

Na sexta-feira, 01/09, será feita a agenda para as reuniões do Conselho em setembro.  Se você tiver algum assunto a ser discutido, passe-o para o pastor Libório, ou aos oficiais Reinder Jacobi, Roberto Verschoor ou Juan van der Vinne.

 

Indicação de novos oficiais

Iniciaremos o processo para indicação de nomes de pessoas consideradas aptas aos cargos de presbíteros e diáconos para substituir os irmãos e irmãs Wilfred de Boer, Margaret Dijkinga, Fritz Nolte, Rosana Harms e Janus Katsman. O Conselho acolheu a solicitação de um membro da igreja que pediu para não serem trocados tantos oficiais de uma vez. Assim, o Conselho, em acordo, consentiu que a Presbítera Ediméia Buist permanecesse no cargo por mais um ano. Desta forma serão substituídos 5 oficiais a cada ano. Pedimos que sejam sugeridos no mínimo três nomes para presbíteros e dois para diáconos.

Atenção: Não podem entrar irmãos, pais/filhos, côn­juges dos que já fazem parte do conselho.

Também não poderão indicados aqueles que deixaram seus cargos no ano passado. Seus nomes são: Bauke Dijkstra, Gerdiena Dykstra, Ulbe Struiving, Jan van der Vinne e Alex Los.

 

Questionário

Foi elaborado pelo DECS, um questionário a respeito do "Grande livro de Narrações Anne de Vries". O mesmo estará disponível na mesa à entrada da igreja. Espera-se que as pessoas que adquiriram o livro o preencham e devolvam, depositando-o junto com as suas ofertas nos cultos dominicais. Se alguém reside fora de Carambeí poderá solicita-lo pelo e-mail do nosso irmão Reinder Jacobi (rnjacobi@br10.com.br).

Importante: Se você ainda não adquiriu este valioso material, ainda poderá comprá-lo na Livraria LER ou na secretaria da Igreja.

 

Culto em conjunto

O culto vespertino deste domingo será em conjunto com os irmãos da IER Nova Holanda. Será em comemoração ao aniversário da daquela igreja. Todos são cordialmente convidados!

 

Aniversários em Setembro

04-09-1952     Netty van Westering

12-09-1947     Tereza de Carvalho (SM)

15-09-1932          Tony Sijpkes

15-09-1939     Ivan Cristóforo (PG)

15-09-1942     Neuza Ramos

17-09-1940     Elizabeth Boot

19-09-1937     Emmy Jacobi

20-09-1952     Cornelio Dykstra

20-09-1952     João Dykstra

25-09-1934     Foppe Dijkstra

26-09-1925          Willem de Geus

30-09-1945     Rosa de Rooy

Parabéns e felicidades!

 

Leituras bíblicas

27/08 M Joemar Schelesky   

27/08 N Ellen Dijkinga

03/09 M Bauke Dijkstra                   

03/09 N Tobias Katsman

10/09 M Murilo Stanke                     

10/09 N Paula Zijlstra

17/09 M Minnie Boer            

17/09 N Roselin de Best

24/09 M Kewin Harms         

 

Crechinha

27/08 Elizabeth, Paula, Caroline K, Nicole

03/09 Renata B., Lorayne, Camila, Tafny

10/09 Monik, Stefanie, Alessandra, Julia

17/09 Ana, Sheila, Renata S., Elaine

24/09 Caroline V., Silvana, Nadinny, Noeli

 

Flores na igreja

27/08 Maria Dijkinga

03/09   Maike Janssen

10/09   Helena Nolte 

17/09   Lorayne van den Boogaard              

24/09   Riekje Harms

 

Plantões do conselho

1º (igreja) – Pleun Voorsluys

2º (estudo bíblico) – Geraldo Slob

3º (San Martin) – Fritz Nolte

4º (Ponta Grossa) – Paulo Los  

5º (Recepção) – Reinder Jacobi

 

Secretaria da igreja - De 22/08 a 03/09 fechada.

 

Agenda

Domingo         27/08

10h                  Culto em Port. – Pr. Libório Kissmann

10h                  Escola Dominical

10h                  Culto Ponta Grossa – Pr. Marco Aurélio

10h                  Estudo Bíblico San Martin - Pr. William da

19h30              Culto em Port.  em conjunto com a IER Nova Holanda – Pr. Libório Kissmann

19h30              Culto em San Martin – Pr. William

                        Coleta: Igreja

Terça-feira      29/08

13h30              Catecismo

Quarta-feira    30/08

20h                  Coral Excelsior

Quinta-feira    31 /08

15h                  Jong van Hart

19h                  Encontro de oração

Sábado            02/09

19h                  Catecismo

20h                  Cat. Profissão de Fé

Domingo         03/09

10h                  Culto em Port. – Pr. William da Cruz

10h                  Culto em Hol. no Lar Aurora – Jacques

19h30              Culto em Port. – Pr. Libório Kissmann

Coleta: Igreja

 

Pr. Libório Kissmann - tel - 3231.5699, 3231.1302,

Vivo 9136.7119 e Tim 9990.9909

Igreja - tel- 3231.1256

Zelador - tel - 3231.5253, 8408.8182

Site - www.ierb.org.br/carambei

Email - iercolonia@gmail.com


Para fazer o download do boletim, clique aqui.